Informações sobre a Retoma das Aulas no Instituto Mártir Cipriano.

É do conhecimento de todos que o Governo deseja relaxar, desde a responsabilidade pessoal e coletiva, as condições impostas para controlar o Covid-19 por meio dos sucessivos Estados de Emergência.  Neste sentido se tem realizado um trabalho intenso em diferentes níveis para lograr a abertura dos grupos de alunos mais adultos e responsáveis do Sistema Educativo e assim se chegou a proposta de permitir que os alunos Universitários e os do Ensino Técnico Profissional possam recuperar as atividades docentes presenciais a partir do próximo dia 18 de Agosto, numa primeira fase, e do dia 1 de Setembro numa segunda fase.

Durante todo este tempo se tem realizado numerosas reuniões e avaliações do estado da situação nos Centros Educativos em ordem a identificar os fatores de risco e as medidas higiênicas que se consideraram fundamentais, em ordem a ir corrigindo as falhas e acrescentando a segurança.

Ao longo de todo este tempo os Formadores tem estado acompanhando os trabalhos sobre os módulos formativos nas plataformas digitais com uma participação desigual por parte dos alunos… assim agora os atrasados deverão fazer um grande esforço para se atualizar e dar continuidade aos trabalhos práticos complementares…  Em ordem a poder fechar os módulos abertos e dar continuidade ao curso lectivo escolar nas novas circunstancias.

O nosso Instituto vem a ser Comunitário, quer dizer que não e fonte de lucro para ninguém: os fundos disponíveis se reinvestem em favor da qualidade da educação oferecida.  Temos a ideia de que sejam descontados dois mil meticais da contribuição do lar de cada aluno para ser atribuídos em equipamentos e materiais de Proteção Individual onde tanto devemos melhorar…   Todo isto será informado detalhadamente numa reunião de Encarregados de Educação que se há de convocar oportunamente.  

Nestes meses não tem existido quase nenhuma receita e foram feitas muitas obras de melhora e manutenção, assim devemos pedir aos encarregados que façam um grande esforço para que os alunos tragam consigo o talão de deposito com um total mínimo de cinco mil meticais, incluída a Matricula para poder afrontar assim uma adequada reabertura. Os que já fizeram contribuições de maior valor monetário podem ponderar aquilo que mais lhes convém.  Insistimos em que todos os depósitos sejam feitos pelos encarregados na conta do BCI pois o dinheiro em vivo muitas vezes pode ser desviado com os desgostos associados.

Devemos agradecer muito a Cooperação Britânica, por meio do Projeto JOBA, o generoso apoio que nos tem dado em ordem a poder cumprir os requisitos estabelecidos para a reabertura das atividades.

Aguardamos as orientações definitivas das Autoridades sobre a reabertura das atividades docentes, assim será confirmado num mensagem aos Encarregados, de inicio estamos a pensar que a incorporação seja assim:   

– Alunos de CV4, CV5, e terceiro nível básico, poderiam chegar ao Instituto no dia 18 de Agosto ao longo da manhã, ate 11 horas, para poder ser organizadas as dinâmicas de acolhida com toda a seriedade.

– Os alunos de CV3 e JOBA poderão chegar ao instituto no dia 1 de Setembro, até as 11 horas.  Por enquanto continuam a trabalhar nas plataformas de internet com os seus formadores atribuídos. 

Insistimos em que nas duas datas, antes da sua incorporação, os encarregados receberam uma nova SMS nos seus celulares confirmando que o processo já teve todas autorizações pertinentes.

Neste momento inicial podemos pensar numa breve reunião informativa para os encarregados de Educação do Ensino Técnico na Escola Secundaria Sta. Maria, no Sábado as 8 horas, e na Escola de Nacuxa a mesma hora para os de Matibane.  Em Nampula poderia ser para o segundo grupo em torno ao 30 de Agosto.

Insistimos muito em que o êxito de esta retoma das aulas depende da conscientização que todos nos devemos acompanhar com os nossos jovens de modo sejam bem responsáveis ante a hora que lhes toca viver neste momento.  Todo o pessoal diretivo e os Diretores de Turma e Formadores, estarão disponíveis nos celulares para poder agilizar as comunicações conforme seja conveniente.

Baixe aqui o termo de compromisso para retoma ao instituto politécnico mártir cipriano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.