Sobre nós

Sobre nós

O Instituto Politécnico “Mártir Cipriano” é uma “Escola Comunitária” vinculada a Diocese Católica de Nacala, com carácter não lucrativo, que esta localizada no distrito de Mossuril, Posto Administrativo de Matibane na localidade de Nacuxa, Província de Nampula.

O Instituto Politécnico “Mártir Cipriano” teve seu Alvará de reconhecimento como estabelecimento de ensino particular, de índole comunitário, para lecionar o nível básico e médio do ensino técnico profissional no ramo agropecuário na data de 16-11-2006 assinado pelo Ministro de Educação. Assim a escola iniciou as suas atividades em Janeiro de 2007.

Breve historial do IPMC

O Instituto Politécnico de Nacuxa surgiu, em 2004, pela confluência de três elementos:

  • Conhecer que o litoral da província de Nampula constava no mapa mundial da FAO, como zona de fomes graves cíclicas (Memba e Mossuril);
  • Dispor das ruínas de uma antiga missão comboniana destruída como fruto do ciclone “Nádia”, a missão tinha sido fundada em 1959. Desde 1994 a missão vem sendo atendida pelos Padres Vicentinos que procuram a promoção espiritual e social da área;
  • O pedido do Sr. Governador Felipe Paunde de que o projecto de uma escola agrária básica fosse ampliado até formar um Instituto Agrário, que era muito necessário para a Província.

O Instituto Politécnico “Mártir Cipriano” entrou em funcionamento com a missão de Formar técnicos competentes, com habilidades, atitudes e valores, que respondam as demandas do mercado e da sociedade emergente com vista a soberania alimentar, a qualidade de vida e ao desenvolvimento do país.

O Instituto leciona três ensinos dentro do seu estabelecimento nomeadamente: Ensino Secundário Geral (I e II ciclo), Ensino Básico Agrário (a extinguir) e ensino médio Técnico Profissional, antes num sistema clássico e desde 2010, com as novas qualificações estabelecidas pelo Ensino Técnico profissional no Programa Integrado de Reforma do Ensino Técnico e Profissional.

O Instituto leciona atualmente as qualificações CV3, CV4 e CV5 nos cursos de Agropecuário, Laboratório, Contabilidade, Secretariado, Construção Civil, Hotelaria Turismo, Suporte Informático; Aquacultura e Pesca/Navegação.