A HISTORIA DO INSTITUTO

NACUXA NA FORMACAO DA MISSAO.

Nacuxa é umas antigás missões, fundada pelos missionários combonianos inaugurada pelo bispo D. Manuel de Medeiros guerreiro no dia 27 de Dezembro de 1959. Dentro de nacuxa tem escola e igreja na altura tinha maioria de população muçulmana que cristão.

nacuxa 2007

 Nicacho um dos entrevistado, fazendo uma respeitava do tempo ele não deixa de sublinhar os rastos de um dos herói fundador MÁRTIR CIPRIANO vulgar Mártir da caridade, ate hoje a escola esta baptiza de nome de Mártir. segundo ele Mártir Cipriano é o padroeiro dos e o celebre do milénio ׃« e morreu pela causa do irmão , é contemplar o rosto de Cristo».

HISTORICAMENTE NACUXA É׃

Historicamente falar de nacuxa é uma tarefa muito complicada, razão pela qual não temos tudo por escrito mas porque ninguém dá o que não tem, vou dar o meu parecer.

nacuxa 2007

Nacuxa como tal, tinha um nome anónimo, e o certo é duvidoso, porque o território de nacuxa foi deserto mas ao andar do tempo ficou povoado. Nacuxa foi baptizado pelo nome deMarringue pelo candidato á presidência do partido renamo na sua visita em 1992 naquela região.

Um certo homem de nome Cepo rei da zona, este por sua vez, começou a colher os seus conterrâneos. Entretanto chegaram outros também, que não foram da sua tribo e esses levava­os numa vala enorme que lá se encontrava vulgo«othibane», este sitio ate hoje existe ,mas é tão complicado de chegar, alias é misterioso, esta vale surge com erupção vulcânica que na altura se registou. Nacuxa foi chamado de «Nakharampa» actual escola agrária Mártir Cipriano.

RELAÇAO MÁRTIR CIPRIANO E NACUXA

Olhando a origem histórica e fenomenológica do temo á que conectarmos uma relação entre nacuxa e Cipriano, pois a diferença é a mesma, ele é marco central de toda a historia de Matibane Matalane.

sc3a3o-cipriano

Desde a sua infância, Cipriano dedicou se a vida da igreja, foi um catequista, um educador, um moderador do tempo, ele viveu e doou a sua vida no âmbito evangélico. Entretanto, Cipriano sentia fome no seu coração e a necessidade de Deus.

Ele é ontem hoje o centro da conquista. Nacuxa e Cipriano há uma interdependência, uma depende de outra, há um inter-relacionamento. Alem disso, falar de nacuxa e deixar de traz Mártir Cipriano “é preparar sua refeição e esquecer-se de salgar”.

INSTITUTO AGRO­PECUÁRIA DE NACUXA׃ MÁRTIR CIPRIANO.

20140521_143200 (640x360)

 A escola ocupa uma área de 100 hectares de terreno. Possuía 12 salas de aulas, 2 laboratórios, 1 sala de informática, 1 sala de professores e um bloco administrativo.

A escola inicio o seu funcionamento em 2007 com 159 estudantes deste os quais 40 mulheres.

Em 2008 no básico tinha 164 estudante dentre este 42 mulheres, no médio tinha 121 estudantes dos quais 21 mulheres.

Em 2009 no básico tinha 217 estudantes dos quais 66 mulheres, no médio havia 175 estudantes dos quais 39 mulheres.

nacuxa 2007

Actualmente o instituto conta com aproximadamente a 1000 estudante que se divide em três cursos nomeadamente agropecuária, laboratório e contabilidade. Contem também as salas foram aumentado ate 20, 2 salas de informática, 1 biblioteca.

Mas com é difícil detalhar tudo, razão pelo qual não temos tudo escrito, mas porque ninguém da o que não tem, nacuxa desde a sua origem cria certos equívocos se ela é uma planta, uma arvore ou montanha, se é um lago ou um rei, mas importa salienta que nacuxa desenvolveu muito e continua em desenvolvimento.

Fernando Alberto

Nacuxa Maio 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *