🌱 Invista no seu futuro com as qualificações profissionais em Agricultura e Pecuária!
Qualificação CV4 – Técnico Intermediário em Agricultura e Pecuária
- Objetivo: Aprofundar o conhecimento técnico para a gestão de atividades agrícolas e pecuárias, com foco na eficiência e na introdução de boas práticas de manejo.
Esta qualificação enquadra-se no Nível 4 do Quadro Nacional De Qualificações QNQP. Assim, poderão ingressar nesta qualificação, graduados que possuem um certificado vocacional 3 em agro-pecuária.
Esta qualificação tem como objectivo principal o desenvolvimento de habilidades para realizar actividades várias de produção agrícola, pecuária ou agro-pecuária em situações previsíveis e também em algumas situações novas e não rotineiras, com um mínimo de supervisão, habilidades de raciocínio limitado na selecção de equipamentos e métodos, e habilidades de supervisão de pequenos grupos de trabalho.
Extrutura da qualificação
A qualificação estrutura-se nos seguintes módulos:
- Módulos de habilidades genéricas: O candidato deve completar um mínimo de 20 créditos.
- Módulos de habilidades vocacionais obrigatórios: O candidato deve completar um mínimo de 83 créditos.
- Módulos de habilidades vocacionais opcionais: O candidato deve completar um mínimo de 0 créditos.
- Avaliação integrada e experiência de trabalho: O candidato deve completar um mínimo de 17 créditos.
Esta qualificação capacita os candidatos a realizar as seguintes tarefas principais:
- Produzir culturas e realizar sementeira e operações culturais tais como preparação do solo e fertilização de culturas específicas importantes na região; identificar qualidade da semente; identificar principais pragas, doenças e infestantes e realizar tratamentos de
acordo com instruções; realizar a colheita das culturas; preparar condições de armazenamento dos produtos; determinar % de humidade do produto colhido; preparar produtos para comercialização ou processamento de acordo com especificações e
normas; operar num viveiro; realizar todas operações culturais nos viveiros; realizar o transplante de hortícolas, fruteiras e espécies florestais. - Criar animais domésticos; identificar sinais de doença e realizar tratamentos aos animais sob supervisão de um veterinário; realizar acções de prevenção de doenças; fazer o maneio zootécnico adequado; formular e implementar esquemas de alimentação utilizando rações comerciais e produtos localmente disponíveis; realizar rotinas básicas de reprodução animal; implementar procedimentos básicos de higienização quer ao nível da produção quer ao nível do processamento dos produtos de origem animal; assegurar a produção e conservação adequada de pastos e forragens; produzir e conservar adequadamente feno, silagem, pastos cultivados, incluindo árvores multipropósito.
- Operar, manter e guardar com segurança tractores, alfaias e outro equipamento de preparação do solo e de maneio animal; operar e manter equipamento de colheita; operar e manter equipamento de aplicação de pesticidas.
- Operar e manter diferentes sistemas de regadio e de conservação de água e do solo.
- Operar equipamentos de processamento de produtos vegetais; realizar o controlo das normas de qualidade e higiene no empacotamento e processamento dos produtos; detectar anormalidades básicas em produtos de origem animal.
- Realizar e registar a distribuição de insumos aos extensionistas e agricultores de contacto; sensibilizar os agricultores; fazer formação a extensionistas e agricultores; agregar registos dos extensionistas sobre número, áreas dos agricultores de contacto e reportar ao chefe da rede de extensão; supervisar a compra e classificação do produto aos agricultores.
- Supervisar pequenas equipas de trabalho (observar que as tarefas relativas as operações culturais são feitas correctamente de acordo com as normas; informar os trabalhadores das suas tarefas individuais diariamente; informar o chefe de secção sobre as actividades concluídas diariamente; ensinar os trabalhadores a fazerem o seu trabalho correctamente; encaminhar os trabalhadores com assuntos disciplinares ao chefe de secção; assegurar que todo o equipamento e instrumentos de trabalho estão limpos e armazenados apropriadamente; realizar o registo das operações culturais, de produção e trabalho realizado, horas de operação dos equipamentos, gastos de fertilizantes e pesticidas.
- Identificar oportunidades de comercialização de produtos agrários e negócios agrícolas; realizar processos de venda dos produtos; preparar planos simples de negócios.
- Realizar operações de contabilidade simples e registo de custos e de operações culturais ou pecuárias.
Saídas Profissionais:
Graduados com esta qualificação poderão trabalhar numa empresa agro-pecuária, agrícola ou pecuária, como capatazes, encarregados de pequenas unidades de produção agrícola, pecuária ou agro-pecuária, criadores de animais, ou numa empresa de fomento ou instituição de extensão como extensionistas assistindo directamente os agricultores do sector familiar, iniciar por conta própria uma pequena unidade de produção agrícola, pecuária ou agro-pecuária, ou ingressar num curso Certificado Vocacional 5 do Campo Agricultura.