Certificado Vocacional V em Agricultura

Qualificação CV5 

Objetivo: Capacitar profissionais para gestão avançada de empreendimentos agrícolas, com competências em planeamento, inovação tecnológica e otimização de processos.

Esta qualificação enquadra-se no Nível 5 do Quadro Nacional De Qualificações QNQP. Assim, poderão ingressar nesta qualificação, graduados que possuem um certificado vocacional 4 em agro-pecuária. Esta qualificação tem como objectivo principal o desenvolvimento de habilidades para realizar actividades várias de produção de culturas específicas e de gestão da produção agrícola em pequenas unidades de produção (secção ou blocos), em situações rotineiras e não rotineiras.

Tem ainda como objectivo o desenvolvimento de habilidades de procura de mais informação e conhecimento para melhor executar as suas actividades e de assistir (ajudar e dar opinião) nas decisões técnicas e de gestão. Ela tem também como objectivo o desenvolvimento de habilidades necessárias para a assistência e implementação de actividades de investigação agrícola.

Esta qualificação capacita os candidatos a realizar as seguintes tarefas principais:

  • Conduzir e supervisar o processo completo de produção de várias culturas específicas (hortícolas, fruteiras, culturas industriais e cereais e leguminosas) em unidades de produção de médio tamanho (em condições de sequeiro e de irrigação) desde a preparação do solo, sementeira, condução dos amanhos culturais e da rega, controlo integrado das pragas, doenças e infestantes, até à colheita, acondicionamento, preparação do produto para comercialização, processamento primário e armazenamento do produto final.
  • Operar e supervisar a operação, manutenção e armazenamento com segurança de tractores, alfaias e outro equipamento de preparação do solo, equipamento de colheita e de aplicação de pesticidas e de outros insumos.
  • Operar e supervisar a operação e manutenção de juntas de tracção animal e respectivas alfaias.
  • Operar e supervisar a operação e manutenção de diferentes sistemas de regadio e de conservação de água e do solo; instalar com segurança um sistema simples de rega e drenagem; utilizar e gerir o sistema de forma eficiente e sustentável.
  • Operar e supervisar máquinas de processamento de produtos agrícolas; realizar o controlo das normas de qualidade e higiene no empacotamento e processamento dos produtos; detectar anormalidades básicas.
  • Programar e liderar a implementação das actividades necessárias para atingir com sucesso os objectivos de produção (rendimento, qualidade, eficiência) da secção ou bloco sob sua responsabilidade; tomar decisões imediatas para resolver problemas que ocorrem no processo de produção; liderar e gerir o grupo de trabalhadores agrícolas da sua secção, aplicando os procedimentos e politicas de gestão de recursos humanos; solicitar/requisitar os inputs e equipamentos necessários ao processo de produção atempadamente; reportar ao supervisor ou gestor principal da empresa.
  • Supervisar o processo de marketing, o controlo de qualidade e a aplicação das normas de biossegurança.
  • Identificar, analisar e seleccionar ideias de negócio; participar no desenvolvimento e gestão de planos de negócios.
  • Realizar tarefas de carácter técnico dentro do quadro da pesquisa aplicada na agricultura; preparar materiais e aparelhos de experiências, ensaios e análises; recolher e preparar partes de plantas para experiência, ensaios e análises; conduzir experiências ensaios e análises em agricultura; realizar análises estatísticas simples das variáveis observadas; analisar amostras de sementes no que concerne à qualidade, pureza e respectiva taxa de germinação; aplicar conhecimentos de teoria e prática na definição e resolução de problemas ao longo do trabalho, organizar a manutenção e reparação dos aparelhos e instrumentos necessários à pesquisa aplicada; elaborar relatórios do trabalho realizado.
  • Prestar assistência técnica aos trabalhos de desenvolvimento agrário; coordenar e controlar a execução de trabalhos com vista à salvaguarda dos interesses de saúde pública e do cumprimento das normas agro-técnicas.

Extrutura da Qualificação

A qualificação estrutura-se nos seguintes módulos:

  1. Módulos de habilidades genéricas: O candidato deve completar um mínimo de 16 créditos.
  2. Módulos de habilidades vocacionais obrigatórios: O candidato deve completar um mínimo de 78 créditos.
  3. Módulos de habilidades vocacionais opcionais: O candidato deve completar um mínimo de 6 créditos.
  4. Avaliação integrada e experiência de trabalho: O candidato deve completar um mínimo de 20 créditos.

Saídas Profissionais:

Os graduados desta qualificação poderão trabalhar numa empresa de produção agrícola como técnicos agrários, gestores assistentes (assistente do gestor ou supervisor) ou gestores de uma secção ou bloco da empresa ou unidade de produção agrícola,numa empresa ou unidade de prestação de serviços agrícolas, iniciar por conta própria uma unidade de produção agrícola, ou ingressar numa instituição de ensino superior.

Curriculo Certificado Vocacional V em Agricultura