CURSO DE SECRETARIADO

Breve Historial

O curso de secretariado, no Instituto Politécnico de Nacuxa começou a ser ministrado no ano em curso 2016, tendo em vista formar técnicos médios em secretariado dotados de competências, habilidades e atitudes, capazes de responder as exigências do mercado actual.

Pelo facto de ser o primeiro ano ser ministrado um curso médio em secretariado com 3 anos de duração o que não é uma prática frequente no nosso país, o curso iniciou com 1 turma de 12 alunos, onde 7 são mulheres e 5 são homens.

Modalidades de Ensino

O curso de secretariado também é ministrado usando o ensino modular baseado em competências e enquadre-se nas novas qualificações do ensino técnico profissional.

O curso também tem a duração de 3 anos e cada ano corresponde a um certificado vocacional. Onde no primeiro ano médio denomina-se 3º nível correspondente ao certificado vocacional 3. O segundo ano denomina-se 4º nível correspondente ao certificado vocacional 4. O terceiro ano denomina-se 5º nível correspondente ao certificado vocacional 5.

A metodologia da aprendizagem a ser adoptada na facilitação dos módulos destas qualificações privilegia sessões práticas de simulações, demonstrações, dinâmicas e jogos, complementadas com aulas teóricas na sala de aulas.

img_20161027_113005

Descrição dos certificados vocacionais

Certificado vocacional 3 (CV3)

O CV3 em secretariado permitirá desenvolver competências para realizar tarefas de secretariado auxiliando um técnico, uma repartição ou departamento em qualquer organização, realizando a agenda dos superiores, preparando documentação, gerindo o arquivo, o fluxo documental e o atendimento ao público interno e externo

Os graduados com esta qualificação serão elegíveis para trabalhar no sector empresarial público e privado como secretários auxiliares de técnicos de uma repartição ou departamento. A aprovação a este nível permite o acesso dos formandos a estudos posteriores no âmbito da qualificação do nível 4 de Secretariado.

Certificado vocacional 4 (CV4)

O CV4 permitirá desenvolver competências para realizar tarefas de secretariado assistindo um departamento ou secretaria geral de gestão intermédia em qualquer organização, na elaboração de documentação administrativa, na gestão de recursos administrativos, no registo contabilístico, no apoio à gestão administrativa de recursos humanos e no cumprimento das obrigações fiscais, vendas e tesouraria.

img_20161027_101144

Os graduados com esta qualificação serão elegíveis para trabalhar no sector empresarial público e privado como secretários assistentes de chefias intermédias ou secretaria geral. A aprovação a este nível permite o acesso dos formandos a estudos posteriores no âmbito da qualificação do nível 5 de Secretariado.

Certificado vocacional 5 (CV5)

O CV5 permitirá desenvolver competências para realizar tarefas de secretariado assistindo uma Direcção de gestão executiva ou estratégica em qualquer organização na gestão e protocolo de reuniões e eventos, deslocações e viagens, projectos, espaços e equipamentos, higiene e segurança no trabalho, na assessoria à gestão de recursos humanos, na gestão financeira de curto prazo e gestão de equipas de trabalho.

Os graduados com esta qualificação serão elegíveis para trabalhar no sector empresarial público e privado como secretários de direcção de gestão executiva ou estratégica. A aprovação a este nível permite o acesso dos formandos a estudos avançados a nível do Ensino Superior, ou no mercado de emprego.

img_20161027_092533

Os Módulos do Curso de Secretariado podem-se consultar no seguinte link:

https://issuu.com/nacuxa/docs

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *