CELEBRAÇAO MISA PELO INICIO DO NOVO CURSO E PELO ANIVERSARIO DOS 400 ANOS DOS MISIONEROS VICENTINOS

Hoje, no dia 25 de Janeiro, Nacuxa  estava de festa.  Celebramos na liturgia da igrelha a Conversão de são Paulo, ele é uma referencia importante para a nossa vida de Fe.  Com a presença de Dom Germano Grachane, bispo da Diocese de Nacala, se celebró a Eucaristia de apertura. Assim se falou:

img_20170125_114952

O nosso Instituto e uma Instituição Católica, por isso desejamos colocar todo o curso de 2017 nas mãos de Deus, para que todos os alunos e professores sejamos abençoados por Deus com muitas graças que nos permitam crescer como bons profissionais ao serviço do povo moçambicano.

img_20170125_121842

O Seminario são Francisco Xavier, já tem uma caminhada de cinco anos, e colocamos todos os planos formativos e espirituais nas mãos de Deus… para que cada seminarista este a descobrir melhor o convite de Deus para sua vida e aprofunde numa resposta coerente e servidora.

Ao mesmo tempo celebramos o inicio de uma nova presença da comunidade dos Padres Vicentinos… que hoje são apresentados, com o Pe. Cinema novo Superior de Comunidade e Reitor do Seminario São Francisco Xavier, que chega acompanhado pelo Pe. Nicolau, Director Espiritual do Seminario e o Irmao Licinio como Administrador do mesmo seminário… onde tambem fica o Pe. Eugenio como Perfeito de Estudos.   O Sr. Bispo dom Germano Grachane,  chegou para os apresentar a comunidade, também a agradecer o bom trabalho dos PP. Avelino e Pilali durante estos anos pasados.

img_20170125_120854

A nossa frente, temos um bonito cartaz sobre o ano de 1617 pois este ano foi decisivo na vocação de São Vicente de Paula por eventos: há quatrocentos anos, o 25 de janeiro, Festa da Conversão de São Pablo, o santo predicou o “Primeiro Sermão da Missão” em Folleville (Francia) atrás da confissão, dias antes, dum campesino moribundo que lhe fez dar-se conta do abandono espiritual dos pobres do campo; E uns meses mais tarde, em agosto do mesmo ano, em sua experiência como o pároco do povoado  de Châtillon, tem uma experiencia de encontro com a pobreza e a miséria que transforma a vida ao Santo de Caridade.

img_20170125_120903

Vicente de Paulo percebe que era necessário “instruir a gente”, fazer a conhecer de sua dignidade, crescer como seres humanos e ensinar as verdades do projeto de Deus.

Os acontecimentos de Folleville e de Châtillon marcaram, em 1617, o início do carisma vicenciano, hoje com 400 anos de caminhar, um serviço de mais necessitados, a exemplo de seu fundador São Vicente de Paúlo, Patrono Universal das Obras da Caridad.

Desejaríamos que esta celebração, que vem a coincidir com os 400 anos do nascimento do Carisma Vicentino signifique um novo crescimento da vida da caridade em Nacuxa, com um novo compromisso de todos os que aqui vivemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *