CURSO DE CONTABILIDADE

Breve Historial

O curso de Contabilidade, no Instituto Politécnico de Nacuxa começou a ser ministrado em 2014, tendo em vista formar técnicos de contabilidade dotados de competências, habilidades e atitudes, capazes de responder as exigências do mercado actual.

Em 2014, o curso iniciou com duas turmas de 20 e 23 alunos, e actualmente tem 4 turmas, onde 2 são do 1° ano, uma do 2° ano e 1 do 3° ano.

Professora Clementina Rapaliao com os seus alunos

Modalidades de Ensino

O curso é ministrado usando o ensino modular baseado em competências e enquadre-se nas novas qualificações do ensino técnico profissional.

Assim, o curso tem a duração de 3 anos e cada ano corresponde a um certificado vocacional. Onde no primeiro ano médio denomina-se 3º nível correspondente ao certificado vocacional 3. O segundo ano denomina-se 4º nível correspondente ao certificado vocacional 4. O terceiro ano denomina-se 5º nível correspondente ao certificado vocacional 5.

A metodologia da aprendizagem a ser adoptada na facilitação dos módulos destas qualificações privilegia sessões práticas de simulações, demonstrações, dinâmicas e jogos, complementadas com aulas teóricas na sala de aulas.

img_20161103_112757

Descrição dos certificados vocacionais

Certificado vocacional 3 (CV3)

O CV3 permitirá adquirir competências que possibilitarão aos estudantes um enquadramento num departamento de contabilidade, realizando as tarefas básicas inerentes à prática contabilística, classificando e registando actos contabilísticos, apoiando o cumprimento das obrigações fiscais, sociais e legais e a gestão rotineira de uma organização através da realização de procedimentos administrativos.

Os graduados com esta qualificação serão elegíveis para trabalhar no sector empresarial público e privado como escriturários de contabilidade de uma repartição ou departamento. Aprovação a este nível permite o acesso a estudos posteriores no âmbito da qualificação do nível 4 de Contabilidade.

Certificado vocacional 4 (CV4)

O CV4 permitirá adquirir competências que possibilitarão aos estudantes um enquadramento num departamento de contabilidade, elaborando balanços financeiros e contabilísticos, gerindo a tesouraria e coordenar o escriturário, assim como auxiliar o Chefe de departamento de Operações nos processos de contabilidade de custos.

Os graduados com esta qualificação serão elegíveis para trabalhar em organizações públicas e privadas como auxiliares de contabilidade. A aprovação a este nível permite o acesso dos formandos a estudos posteriores no âmbito da qualificação do nível 5 de Contabilidade

img_20161103_112342

Certificado vocacional 5 (CV5)

O CV5 permitirá adquirir competências que possibilitarão aos estudantes assistir o Chefe do Departamento de Administração e Finanças, gerindo equipas de recolha de dados, preparando análises, relatórios e o orçamento anual, podendo ainda assumir a responsabilidade pela liderança do departamento de contabilidade, ou a direcção administrativa e financeira, numa pequena organização.

Os graduados com esta qualificação serão elegíveis para trabalhar no sector empresarial público e privado, assistindo o Chefe do Departamento de Administração e Finanças, podendo ainda assumir a responsabilidade pela liderança do departamento de contabilidade, numa pequena organização ou a direcção geral de uma micro empresa. Os técnicos com esta qualificação poderão progredir para o ensino superior ou para mercado de emprego.

img_20161103_113743

Os Módulos do Curso de Contabilidade podem-se consultar nos seguintes links:

https://issuu.com/home/publications

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *