CURSO DE LABORATÓRIO

Curso de laboratório de Técnicos médios com Especialização em Água e Alimentos.

Qualificações dos  Técnicos médios  de Laboratório com Especialização em Água e Alimentos.

O esquema de progressão entre qualificações de Técnicos de Laboratório apresentado assenta no princípio de uma formação:

– Inicial geral (CV3), que corresponde a um Técnico em Competências Laboratoriais, que pode apoiar qualquer tipo de laboratório, seguida de

– Um nível (CV4), em que, como Técnico de Laboratório, pode apoiar grupos de laboratórios, agrupados por três ramos das ciências, sendo capaz  realizar ensaios e de manusear equipamentos de certa complexidade, comuns aos respectivos sectores de trabalho, e, finalmente, de

– Um último nível (CV5), em que, como Técnico de Laboratório com Especialização nas principais áreas laboratoriais, pode manusear equipamentos e realizar ensaios mais especializados e de maior complexidade, revelando, ao mesmo tempo, maior autonomia.

img_20161028_114020

As Qualificaçoes do Certificado Vocacional 3 ,4 e 5 em Competências de Laboratório, visando a formação dos Técnicos , tem como base o Plano de Estudo aprovado pela CTS, do PIREP, tendo como objectivo garantir que o sistema de ensino técnico-profissional responda à procura, pelos sectores da indústria onde se realiza o controlo de qualidade dos produtos, das matérias primas, dos produtos intermédios. Abrange sectores da agro-indústria, das pescas, das águas, dos solos, dos materiais, em particular dos materiais de construção, da indústria extractiva, dos hidrocarbonetos, da indústria de transformação, do ensino, da saúde, dos institutos de investigação, das instituições de controlo, acreditação e normalização a nível nacional.

img_20161028_113646

Graduados com a Qualificação CV3 podem trabalhar realizando um conjunto de tarefas no seguinte âmbito, realizando as actividades dentro e/ou fora do Laboratório: Podem empacotar, etiquetar, transportar e armazenar produtos. Organizam o posto de trabalho e a limpeza dos equipamentos, garantindo a segurança do laboratório. Realizam tarefas técnicas directas para preparar e testar amostras, usando procedimentos relevantes, normalizados e recomendações imediatamente disponíveis. Requerem atenção concentrada para a medição, com exactidão e precisão, usando técnicas manuais ou semi-automáticas, Operam equipamentos e instrumentos simples e fazem ajustes limitados ao seu controlo.

Graduados dos niveis 4 e 5  com esta Qualificação, Técnicos de Laboratório com Especialização em Química Orgânica e Técnicos médios de Laboratório com Especialização em Água e Alimentos respectivamente, poderão trabalhar em instituições de ensino técnico-profissional, básico e médio, ensino superior, instituições de investigação, empresas/instituições da agro-indústria, da indústria extractiva de hidrocarbonetos, da indústria de materiais em particular orgânicos, das águas, alimentos e bebidas, instituições de controlo e normalização a nível nacional, entre outras.

O professor Bustane é o coordinador do Curso de Laboratório
O professor Bustane é o coordinador do Curso de Laboratório

De referir, que as aulas são dadas em todos os niveis no regime modular , onde o maior foco tendo em conta a dimensao do curso, prioriza se mais as aulas práticas. Nos niveis 4 e 5 todos os estudantes que tenham alcançados todos os módulos gozam de um estágio durante 45 dias  em diversas empresas com laboratórios do ramo industrial.

A nossa missão é de formar técnicos dotados de competências, habilidades e atitudes para responder a demanda  do mercado com vista ao desenvolvimento do Pais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *