ENSINO TÉCNICO BASEADO EM COMPETÊNCIAS

Arrancou hoje a formação de formadores de alguns institutos e Escolas agrárias básicas da província de Nampula. Esta formação insere-se no âmbito de responder o apelo do Ministério de Ciências e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico profissional em parceria com a ANEP (Autoridade Nacional de Ensino Profissional) para formar os professores que lecionam nas escolas e Institutos em matérias de ensino modular baseado em Competências.

O evento terá a duração de 21 dias e participam até então professores das seguintes escolas: Instituto Politécnico de Nacuxa como anfitrião, Escola Feminina de Nacala-porto, Instituto ADPP de Nacala-porto, Instituto Agrário de Mecuburi, Escola Comunitária básica de Natete-Netia e Instituto de Turismo de Lumbo – Ilha de Moçambique que terá as seguintes etapas formativas:

1ª – Do dia 13 a 23 de Agosto de 2018: Consolidação psico-pedagógica com (teorias de conhecimentos segundo alguns pedagogos de modo a nutrirem-se de técnicas adequadas para melhor lidar-se com os formandos e atingir os objectivos do ensino e aprendizagem).

Nesta primeira fase, o processo formativo é dirigido pelos formadores do Instituto Superior Dom Bosco, sediado na Cidade de Maputo que trabalha em parceria com a ANEP.

2ª – Do dia 20 a 27  será orientado pelos formadores da ANEP, e Visa treinar os formadores em actividades técnicas de leccionar eficazmente um determinado módulo no processo produzir e armazenar evidências dos resultados de Aprendizagem e os devidos contextos de aplicação na sociedade nas diferentes áreas.

Por: Nelson Inácio Roaneque

Eusébio Monteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *